Após quase quatro meses sem a realização da feira agroecológica dos saberes e sabores de Pedro II por conta da pandemia da COVID-19, o público consumidor que frequentava semanalmente o evento tem demonstrado saudades e expectativas de volta do evento. É muito comum as pessoas perguntarem pela data de retorno da feira que cativou centenas de famílias de Pedro II. Segundo o técnico Uchoa, integrante do setor de apoio a agricultura familiar do Mandacaru e também articulador da Entidade na organização da feira, os produtos agroecológicos ali comercializados tem feito muita falta na mesa das famílias, essa ausência só não é maior porque alguns agricultores participantes da feira continuam vendendo os produtos no próprio espaço de produção como também na entrega a domicílio.
Segundo a agricultura Ana Lúcia da comunidade Palmeira dos Ferreiras e integrante da feira, a família teve que reduzir sua produção de hortaliças. “Nós tivemos que reduzir a produção porque a comercialização diminuiu, mesmo assim as vendas continuam”, afirma Ana Lúcia.
Com a grande procura do público frequentador da feira, é possível perceber que a cada dia só aumenta a expectativa de sua volta. Segundo o técnico Uchoa esse retorno deve ocorrer assim que as autoridades de saúde autorizarem a realização de eventos desse porte.
A feira agroecológica dos saberes e sabores de Pedro II vinha acontecendo todas as terças feira a parti das 06 da manhã na praça do Mutirão, onde 11 famílias de diversas comunidades que cultivam produtos agroecológicos estão cadastradas para comercializar no espaço.