Família produz unida e gera renda com cultivo agroecológico

Frutas e verduras sem agrotóxicos

“Aqui não usamos nenhum agrotóxico em nossas hortaliças e fruteiras”. Diz muito empolgada a agricultora Vanusa na comunidade Pequis, município de Pedro II. Local onde a família Altino produz no quintal agroecológico Cercadin, nome dado pelos pais da família há muitos anos atrás e que permanece até hoje com uma grande variedade de frutas e verduras. Uma riqueza em diversidade e produtos saudáveis como banana, laranja, mamão, limão, milho, alface, cenoura, manga e tatas outras hortaliças.

Há quatro anos a família tem a assessoria técnica do Centro de Formação Mandacaru. Nesse período foram melhoradas a estrutura de produção, a diversidade de produtos, a economia no uso da água e o melhor, o aumento no consumo familiar em produtos saudáveis e a ampliação na geração de renda por conta dos produtos vendidos na comunidade e na cidade de Pedro II. A família Altino é uma das famílias participantes da Feira Agroecológica dos Saberes e Sabores que acontece toda terça feira na Praça do Mutirão em Pedro II.

Vanusa relata também que quando necessário, a família utiliza defensivos naturais, o que apenas repele e não mata os pequenos insetos ou abelhas, tão necessários no equilíbrio da fauna e flora do lugar.

Semanalmente, a família consegue retirar o sustento alimentar, além de comercializar os produtos na comunidade e colocar os demais a venda na feira agroecológica. Um planejamento que deu certo e só tem gerado saúde e riquezas através do Sítio Agroecológico Cercadin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s