A Ecoescola Thomas a Kempis recebeu na manhã desta sexta feira (23) a visita do João Batista Júnior, Secretário de Agricultura do município de Pedro II e sua equipe de assessoria. O secretário veio para conhecer a experiência de produção orgânica nas áreas da Ecoescola. Robert Fontenele de Carvalho, presidente do Mandacaru e técnico voluntário nos projetos recebeu os visitantes e na oportunidade apresentou o modelo de horta sombreada. Durante pouco mais de uma hora Robert mostrou as vantagens, economia e período de produção da horta sombreada. Explicou também a diferença entre custo benefício.
Da visita veio o anseio de se firmar parcerias. A secretaria pretende nos próximos meses realizar uma campanha e debate no município para a criação de hortas nas escolas municipais. Segundo Dr. Júnior tudo vai depender apenas da viabilidade e se direção e famílias tem o interesse de receber os projetos das hortas comunitárias. Em conversa entre o técnico Robert e o secretário ficou acertado que nos próximos meses as representações sentam e vêem a possibilidade da firmação de uma parceria. A Secretaria entra com infraestrutura e a Ecoescola com a assessoria técnica e acompanhamento nas hortas comunitárias das escolas contempladas.
Mas isso ainda é um debate e anseio. Ainda faltam alguns passos para a consolidação da ideia.
A horta sombreada tem sido destaque na região e até mesmo em matérias de jornais de Teresina. Atualmente a Ecoescola tem duas hortas sombreadas de onde é produzido hortaliças para o consumo diário de 120 pessoas entre alunos, professores e professoras.